Ao Mestre Com Samba, Osvaldinho da Cuíca com Samba do Sino #feitoemcasa

TEASER



 

PROJETO

Audiovisual musicado sobre Osvaldinho da Cuíca. Trechos a respeito do sambista foram gravados pelos integrantes do grupo Samba do Sino, também foram acrescidas frases do Mestre da Cuíca a respeito do Samba em apresentações iniciais de cada uma das músicas de autoria do sambista, compositor, instrumentista e historiador. No projeto realizado totalmente em CASA, cada integrante gravou em seus celulares áudios e vídeos, depois foram mixados, masterizados, posteriormente sincronizados e editados resultando um trabalho de excelência.  Os sambas apresentados completam esse enredo sobre o Samba de São Paulo.

SINOPSE

Osvaldinho da Cuíca é um dos maiores expoentes do Samba de São Paulo e do Brasil. Sua expertise, fruto da própria fonte da cultura “sambistica”, em especial de São Paulo, desde o samba rural e de Pirapora, dos engraxates e a Tiririca até as Escolas de Samba, acumula um conhecimento sem precedentes. Passeia pelos instrumentos musicais utilizados no samba e suas origens, defende que a frigideira é o único instrumento de percussão genuinamente brasileiro. Enfatiza que criamos formas de tocar vários deles, como o pandeiro e a cuíca, sendo Doutor neste último devido a sua tamanha destreza.

Sua poesia rural e contemporânea enriquece nosso repertório nacional. Nos passos improvisados do samba (dançar samba é improviso), fazendo “letra” no samba assina sua performance. São Paulo tem como origem o Samba Rural ou o Samba de Pirapora – Berço do Samba de São Paulo, na sua migração para área urbana traz O Samba Caipira, Tiririca e Samba Enredo. Todas estas influências formam o Samba Urbano Paulistano. Osvaldinho da Cuíca é isso tudo.

JUSTIFICATIVA

O Samba do Sino traz em sua trajetória a preocupação em manter acesa a chama da Cultura Popular Brasileira, em especial o samba. Neste contexto estão inseridas as culturas que influenciaram o gênero em todo o território nacional, com um sotaque do Samba construído no estado de São Paulo que é muito particular. De tal forma que é difícil desassociar a reza, vestimenta, vocabulário, comidas, bebidas, os batuques de samba em seus temas poéticos. Misturado através de um intercâmbio regional, ocasionados por visitas trocadas, juntam-se num grande “caldeirão” cultural.

Justifica-se apresentar estes “sabores” musicais e a importância das culturas que influenciaram e ainda influenciam o gênero, preservando suas características regionais, para evitar a dissociação, pois é parte integrante do mesmo processo criativo de identidade cultural, que uma vez separados não irão representar centenas de anos do emaranhado em que estão intrinsecamente ligados, a tal ponto que suas ligações se tornariam indecifráveis em futuro não muito distante.